quinta-feira, 17 de novembro de 2011

DNA

O DNA (em português ADN, que é um acrônimo de ácido desoxirribonucleico) é uma molécula formada por duas cadeias antiparaledas (dupla hélice) ligadas entre si por ligações de hidrogênio entre as bases azotadas. A Adenina está ligada com a Timina por 2 ligações de hidrogênio e a Guanina com a Citosina com 3 ligações de hidrogênio. A sucessão dos pares de bases azotadas constitui o suporte da informação genética. O DNA encontra-se no núcleo, nas mitocôndrias e nos cloroplastos.


O que é Bioquímica?

Bioquímica é a ciência que estuda os processos químicos que ocorrem nos organismos vivos. Trata da estrutura e função metabólica de componentes celulares como proteínas, carboidratos, lipídios, ácidos nucléicos e outras biomoléculas.

Dentre os diversos tipos de biomoléculas, muitas são moléculas grandes e complexas (polímeros), formadas pela reunião de unidades fundamentais (monômeros) repetidamente que dão origem a longas cadeias. Cada tipo de biomolécula polimérica apresenta unidades fundamentais diferentes. Por exemplo, as proteínas são polímeros cujas unidades monoméricas são os aminoácidos, enquanto que os ácidos nucléicos (como o DNA) são polímeros compostos por cadeias de nucleotídeos.

A bioquímica estuda as propriedades de moléculas biológicas importantes, como as proteínas e os ácidos nucléicos, e em particular a química de reações catalisadas por enzimas, através de diversas áreas de estudo como do código genético, da síntese de proteínas, do transporte de membrana celular e transdução de sinal.

Como todas as formas de vida existentes hoje descendem do mesmo ancestral comum, elas apresentam em geral processos químicos parecidos